sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

MAPUTO;A MINHA CIDADE NATAL




Foi fundada em 1782, na forma de uma feitoria com o nome de Lourenço Marques. Em 1877 foi elevada a vila e em 10 de Novembro de 1887 a cidade, por meio de um Decreto do Rei de Portugal (formalmente intitulado Decreto Régio). Deste modo, esta última data é considerada "natal" pelo município. E em 1898 tornou-se a capital da colónia portuguesa de Moçambique. A partir dos anos 40 e 50, do século XX, a cidade expandiu-se a nível comercial, industrial e residencial.
Passou a ter a designação de Maputo a seguir à Independência, em 1975. O novo nome provém dum slogan da Frelimo que afirmava que iria libertar o país do Rovuma ao Maputo, referindo-se às fronteiras norte e sul do país, respectivamente. Com a independência do país, passou a designar-se Maputo, no ano de 1976, por directivas do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel. Desde essa data, a urbe tem conhecido um significativo afluxo populacional devido à guerra travada no interior do país (1976-1992) e à falta de infra-estruturas nas zonas rurais.
Para além destas duas designações, a cidade e a sua área também foram conhecidas por outros nomes, tais como Baía da Lagoa, Xilunguíne ou Chilunguíne (local onde se fala a língua portuguesa), Mafumo, Camfumo ou Campfumo (do clã dos M'pfumo, o reino mais importante que existia nesta região), Delagoa e Delagoa Bay, sendo esta a mais internacionalmente conhecida designação pelo menos até aos primeiros anos do século XX.
Vejam mais fotos,desta linda cidade do lado direito do blog,tenho a certeza que vão gostar e matar um pouco as saudades.
Beijos a todos os Moçambicanos...
KANIMAMBO A TODOS

Sem comentários: